Sem dúvidas, a pandemia do coronavírus nos trouxe o desafio de lidar com um adversário invisível e infelizmente muito poderoso. Com isso, muitas questões vieram à tona. Passamos a nos preocupar mais com a higiene e a ver como a tarefa era ausente em nosso dia a dia. Além disso, começamos a valorizar ainda mais os profissionais da área da saúde e da limpeza destes ambientes, que precisa de desinfecção hospitalar constante para evitar riscos que nem imaginamos correr.
Por isso, neste momento de reflexão que vivemos, queremos falar sobre a importância deste serviço e apresentar produtos que podem fazer a diferença no resultado das tarefas de higienização. Continue a leitura e saiba mais!
Primeiramente, é importante explicar que a desinfecção hospitalar não é apenas uma atividade. Mas sim uma série de procedimentos de esterilização, onde é feito o uso de diferentes equipamentos e materiais de variadas funções.
No entanto, o maior objetivo da ação é garantir um local livre de contaminantes e de riscos para a saúde de quem frequenta clínicas, hospitais e laboratórios.
Portanto, é o procedimento que visa eliminar microorganismos de salas, banheiros e até mesmo móveis hospitalares. Desse modo, os processos de desinfeção hospitalar englobam não apenas a limpeza, mas também o controle de impurezas nas áreas e materiais presentes no local.
Por isso, para cada ambiente, existe uma necessidade. Por exemplo, para desinfecção de pisos e paredes são utilizados equipamentos como mops profissionais. Já para a higienização de instrumentos, outros produtos como escovas específicas são usadas para garantir eficiência.
Índice
Desinfecção hospitalar: processos de higienização
De fato, os processos de limpeza em hospitais são completos e demandam muita responsabilidade e atenção.
Por isso, além da desinfecção hospitalar existem outras tarefas muito importantes na higienização destes ambientes.
Assim, um desses procedimentos é a limpeza, que representa a remoção da sujeira do local. Ou seja, trata-se da eliminação de toda a sujidade visível, com o uso de detergentes e outros produtos apropriados para o serviço. Aliás, a qualidade dos materiais utilizados podem influenciar na qualidade da higienização.
Já a esterilização, é o processo que destrói as formas de vida microbiana, através de agentes químicos ou físicos, aplicados em objetos inanimados. Essa ação tem como parâmetro características como vapor, pressão e temperatura.
Sem dúvidas, todos esses processos devem ser analisados e observados por um supervisor que valide o serviço. Pois por se tratar de um lugar que exige total eficiência na higienização, é preciso assegurar a qualidade para garantir o bem-estar desejado.

Da mesma forma, as ações de higienização são separadas por classes prioritárias. Assim, antes de iniciar os serviços, os profissionais identificam em qual dessas áreas cada local se encaixa para realizar a limpeza adequada. Neste caso, as áreas são:
Críticas
São os lugares com maior número de pacientes em estado grave e com a imunidade comprometida, como Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e UTI.
Semicríticas
São os locais onde se encontram pacientes internados, como quartos e enfermarias.
Não críticas
São os ambientes que não contam com pacientes internados como administração e recepção, por exemplo.
Além disso, é preciso também identificar qual tipo de limpeza cada ambiente precisa, como:
- Concorrente: realizada diariamente em pisos, banheiros, cômodos, equipamentos e móveis;
- Imediata: realizada no surgimento de emergências;
- Terminal: é a limpeza e desinfecção total após os quartos serem desocupados.
Dicas para uma melhor desinfecção hospitalar
Os desinfetantes são produtos que contam com substâncias microbicidas em sua composição, promovendo um efeito letal para microrganismos não esporulados.
Mas afinal, o que é preciso observar na hora de escolher o material de limpeza?
Primeiramente, a dica é pesquisar pela reputação da empresa que irá fornecer o produto. Aliás, firmar parceria com um fornecedor bem recomendado pode deixar a sua equipe ainda mais segura.
Por isso, o ideal é realizar uma busca de opiniões e avaliações para saber quais marcas são eficientes e referências no mercado da higienização. Além disso, é fundamental comprar produtos que tenham laudos da ANVISA comprovando sua qualidade e segurança. Pois ninguém deseja colocar a saúde dos colaboradores e visitantes em risco.
Por fim, a dica é apostar em um fabricante que ofereça o atendimento e suporte que a sua equipe de limpeza precisa para realizar trabalhos cada vez mais eficazes.
Portanto, é importante trabalhar com um linha de produtos que seja amparada por profissionais que entendem do assunto.
Equipe profissional
Inegavelmente, contar com uma equipe de limpeza profissional é a melhor solução para o ambiente hospitalar. Afinal, é preciso ter profissionais que tenham experiência e saibam o que fazer tanto nas tarefas diárias quanto nas emergenciais. Desse modo, uma equipe treinada e capacitada consegue ter conhecimentos específicos sobre a área e técnicas adequadas para cada ambiente. Além disso, sabe quais equipamentos e materiais podem ter um efeito de limpeza ainda melhor.
Peroxy Riccel Hospitalar
Agora que você já sabe a importância da desinfecção hospitalar, queremos te apresentar um produto que faz toda a diferença neste tipo de ambiente. Aliás, este material foi utilizado em ambulâncias, hospitais de campanha e outras ações para eliminar os riscos de contaminação do Covid-19.
O Peroxy Riccel Hospitalar é um desinfetante e limpador concentrado sem odor e corante, que oferece desinfecção hospitalar precisa e sem riscos para a saúde, pois não é um produto agressivo e é compatível com o meio ambiente. Do mesmo modo, o item, registrado pela ANVISA, tem uso aprovado em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias farmacêuticas, cosméticas, alimentícias e outros segmentos que precisam de processos de desinfecção.
Inegavelmente, a utilização do produto, desenvolvido com peróxido de hidrogênio, oferece amplo espectro de atividade microbicida e eficiência contra bactérias, fungos e vírus, inclusive para esporos e microbactérias.
Mas além de todas essas vantagens em suas propriedades, o item oferece também excelente custo-benefício para os hospitais, já que cada embalagem de 5 litros pode ser diluída até 200 vezes, rendendo muito mais que os produtos de pronto uso.
Então se você quer tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre este e outros itens da nossa marca, acesse agora mesmo o nosso site!
Temos opções para tratamento de piso e limpeza hospitalar de empresas como shoppings, aeroportos, hospitais, hotéis, indústrias, supermercados e condomínios.